Curiosidades


Situado no verde Vale do Rio do Peixe, o município de Videira está a 450 km da capital. Tem uma área de 378,4 km2 e faz limites com os seguintes municípios: Caçador e Rio das Antas, ao norte; Pinheiro Preto ao sul; Fraiburgo e Tangará, a leste; e Arroio Trinta e Iomerê, a oeste. Possui um clima bastante úmido do tipo temperado, com as estações bem definidas e temperaturas médias que variam de 20o C no verão e 11o C no inverno.

O acesso terrestre pode ser feito pela SC-453 e SC-303. O aéreo, através do aeroporto municipal "Prefeito Angelo Ponzoni".

A população atual estimada em 1997 de aproximadamente 38.169 mil habitantes e tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas, a base de sua economia. No setor primário, com destaque para a fruticultura de pêssego, ameixa e uva; na pecuária, o destaque é para a criação de suínos, aves e bovinos de leite; e no comércio e indústria, destaque para as cantinas de vinho, as indústrias de sucos e para a empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos.

Pela sua topografia acidentada, característica peculiar da região, Videira possui muitos atrativos naturais como rios, cascatas e áreas verdes. Em 1965 foi criado, por Lei municipal, a reserva florestal denominada Parque da Festa da Uva, em uma área de 70.000 m2 com bosques e áreas de lazer, constituído de rica reserva de plantas nativas.

       Copyright© 1998 FORMATTO NET. Todos os direitos reservados.